sábado, 14 de abril de 2012

Páscoa na Russia


A páscoa Russa

                   
A tradição Ortodoxa Russa considera a Páscoa o principal evento do ano litúrgico. Trata-se do o feriado religioso mais importante do país e a terceira data mais esperada na Rússia de um modo em geral.


Costumes

É costume limpar a casa inteira na quinta-feira anterior ao Domingo de Páscoa. Na “quinta-feira da limpeza”, como é conhecida, todo mundo organiza seus lares.

Na manhã seguinte, muitas casas são tomadas pelo cheiro de massa fresca, descansando desde cedo para crescer até que a noite chegue e vá ao forno. A massa é para o kulitch – bolo alto e cilíndrico típico da Páscoa.


Tingir os ovos

Outra tradição é tingir ovos. Muitas pessoas ainda acumulam cascas de cebola para o longo processo antes da primeira lua cheia na primavera, que, juntamente com alguns outros fatores, determina a data da Páscoa Ortodoxa todos anos.



Elas podem não saber por que os russos pintam ovos para a ocasião, mas sabem exatamente quantas cascas são necessárias e quanto tempo ferver os ovos para atingir o tom certo de vermelho.
Segundo a tradição cristã, o ovo é símbolo de uma nova vida, e deve ser vermelho porque esta é a cor do sangue que Cristo derramou para livrar os humanos dos pecados do mundo. Os ovos de Páscoa e kulitch são levados para a igreja no sábado de manhã para serem bentos.


Jejum

 A Quaresma, período de 40 dias de jejum antes da Páscoa, durante o qual ortodoxos devotos renunciam o consumo de açúcar, carne e produtos lácteos, só termina no domingo de manhã depois da missa de Páscoa.

O jejum de Quaresma é uma tradição religiosa seguida por menos pessoas que o costume popular de tingir ovos de Páscoa.


Missa

A missa de Páscoa acaba por volta das 3 da manhã, quando o sacerdote finalmente proclama: “Khristos voskrese!” (O Senhor ressuscitou!). E a multidão responde em uma só voz por três vezes: “Voistinu voskrese!” (Ele realmente ressuscitou!). É o momento mais alegre do ano para a Igreja Ortodoxa. Então não é de se admirar que as pessoas se cumprimentem com beijos.

Por fim, alguns ovos e kulitch são consumidos, já que os primeiros alimentos ingeridos após o jejum devem ser sagrados.



O banquete

O verdadeiro banquete começa com uma mesa cheia de comidas no domingo. Embora os alimentos variem, todas as mesas de Páscoa russas têm paskha, uma sobremesa tradicional feita de coalhada em forma de pirâmide, e kulitch.





0 comentários: